| hmin
O comandante da invasão militar liderada pelos Estados Unidos no Iraque, general norte-americano Tommy Franks, disse nesta segunda, dia 24, que a Guarda Republicana de Saddam Hussein ao redor de Bagdá já foi atingida e continuará a ser um alvo nos próximos dias. Ele ressaltou uma entrevista coletiva no quartel-general do Comando Central em Doha, Qatar, que a tenacidade de algumas unidades iraquianas não era surpreendente.
Ele disse que suas forças realizaram rápido e, em alguns casos, dramático progresso dentro do país. Dando um relato otimista sobre os cinco dias de invasão, após 24 horas marcadas por contratempos, o general Franks declarou que suas forças haviam intencionalmente ignorado formações inimigas em seu caminho rumo a Bagdá.
O general disse ainda que dois tripulantes de um helicóptero Apache Longbow derrubado durante uma operação ao sul de Bagdá estavam desaparecidos. Mais cedo, o governo iraquiano afirmara que fazendeiros iraquianos haviam derrubado dois helicópteros dos EUA ao sul da capital e prometeram exibir os pilotos das aeronaves na televisão, assim como fizeram com outros prisioneiros no domingo.
Franks afirmou que o helicóptero era um entre 30 e 40 helicópteros que atacavam uma determinada área. Ele negou que a aeronave tenha sido derrubada por fazendeiros, mas não disse o que a levou a cair em território iraquiano.
As informaçõe são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.