| 26/03/2003 00h41min
O Japão negou pedido dos Estados Unidos pelo fechamento da embaixada iraquiana em Tóquio, afirmou o ministro das Relações Exteriores japonês, nesta quarta, dia 26.
Apesar do apoio declarado do Japão à campanha liderada pelos Estados Unidos no Iraque, o que já havia acontecido na Guerra do Golfo, em 1991, autoridades japonesas declararam, segundo a imprensa do país, que é preciso manter canais abertos de comunicação com Bagdá.
França, Alemanha, Rússia e Holanda também recusaram pedido semelhante de Washington, ao contrário da Austrália, que ordenou a saída de seu território de todos os diplomatas iraquianos.
O Iraque não mantém um embaixador no Japão desde a Guerra do Golfo, de 1991. Já a embaixada do Japão no Iraque foi fechada há algumas semanas, mas, segundo o ministério das Relações Exteriores, 43 cidadãos japoneses estão no país, sendo que alguns estão atuando como escudos humanos contra os ataques anglo-americanos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.