| 26/03/2003 06h11min
Cerca de 40 grandes explosões atingiram a periferia sul de Bagdá no amanhecer desta quarta (horário local), dia 26, e uma outra sacudiu o centro da capital iraquiana.
Baterias antiaéreas não foram avistadas e as sirenes permaneceram calmas na capital. Os Estados Unidos afirmaram que miraram contra a TV estatal iraquiana e comunicações por satélite em um esforço para prejudicar a capacidade do presidente Saddam Hussein de controlar o país. Foram usados nos ataques mísseis Tomahawk e bombas.
A fumaça podia ser vista numa área de Bagdá onde estão localizados o Ministério da Informação e a TV estatal iraquiana. Acredita-se que a Guarda Republicana, leal a Saddam, esteja entrincheirada no sul da cidade para defendê-la de uma invasão pelas forças anglo-americanas.
No final da noite dessa terça, dia 25, várias explosões fortes foram ouvidas no centro da cidade, e os aparelhos de televisão num hotel que hospeda jornalistas saíram do ar imediatamente. Um funcionário da TV estatal disse que a emissora teve problemas técnicos nos transmissores.
Os ataques durante o amanhecer de quarta-feira ocorreram num momento de calmaria na tempestade de areia que atingiu Bagdá no dia anterior. O céu estava nublado, mas a visibilidade era boa.
As informações são da agência Reuters.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.