| 20/03/2009 03h06min
No auge das críticas ao esquema tático com um só atacante, após a derrota no Gre-Nal decisivo do primeiro turno, Celso Roth promoveu uma reunião no vestiário. Queria ouvir os seus jogadores. O capitão Tcheco expressou a sua opinião, contrária à do técnico. Começava aí o fim do 3-6-1 no Grêmio, consolidado pelas cobranças dos dirigentes.
— O Celso nos consultou, e a gente falou o que pensava. Eu disse que preferia o 3-5-2. Estamos mais acostumados a jogar desse jeito — revela Tcheco.
O clima de tranquilidade instalado no Olímpico após o time se reequilibrar na Libertadores e no Gauchão, no embalo das vitórias sobre o Boyacá, Sapucaiense e São José, relaxaram os jogadores. A maioria concordou com Tcheco na consulta feita por Roth. Agora, todos abordam o tema sem paranoias. Há unanimidade acerca do crescimento do time sem a solidão de Alex Mineiro no ataque. Réver disse que até para os zagueiros a vida ficou mais fácil com dois atacantes.
— Para quem
sai de trás com bola dominada, como
eu, ajuda bastante. Você tem mais opção. Sem falar que a marcação começa lá na frente. Com dois pressionando a saída de bola adversária, a tendência é a bola chegar “picada” na defesa — diz Réver.
Ontem, o vice de futebol André Krieger, admitiu que o departamento de futebol conversou com o treinador sobre o tema. O dirigente não quis usar a expressão “sepultamento” para o esquema, estigmatizado depois da derrota e no Gre-Nal. Mas admitiu que os integrantes do departamento de futebol cobraram explicações do seu treinador.
— Dois atacantes aumentam as chances de vitória, pois duplicam nosso poder de fogo. Pode ser que, em alguma circunstância muito especial, o 3-6-1 volte. Mas, por ora, ele está arquivado — decreta Krieger.
Assim como o vice de futebol, também Alex Mineiro gostou do arquivamento. Com quatro gols em 11 partidas, ele sonha com a manutenção do parceiro ao seu lado. Seja ele quem for: Jonas, Herrera, Reinaldo, Maxi López. O importante é
não ficar só no ataque:
— A
sequência com dois atacantes vai me ajudar. Não só a mim: o crescimento do time é evidente. Todos estão vendo.
Ontem, Roth não concedeu entrevistas. Os dias determinados pelo clube para o treinador falar com a imprensa, além dos dias de jogo, são terças e sextas-feiras.
• Você concorda com Krieger em que o esquema 3-6-1 no Grêmio deve ser parte do passado?
Próximo jogo:
Ulbra x Grêmio
Data: 22/03 - domingo
Local: Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas
Horário: 16h
Transmissão: RBS TV
Próximo jogo pela Libertadores:
Aurora x Grêmio
Data: 25/03 - quarta-feira
Local: Estádio Felix Capriles, Cochabamba (Bolívia)
Horário: 21h50min
Transmissão: RBS TV
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.