| hmin
Motoristas de caminhão turcos acusaram neste sábado, dia 29, soldados iraquianos de terem apreendido 300 toneladas de alimentos que transportavam no norte do Iraque e os manterem presos por 10 dias.
Segundo os motoristas, o comboio de 19 caminhões saiu da Turquia em direção ao Iraque no dia 16 de março para levar alimentos a Sulaymaniah, onde vive uma minoria que tem laços étnicos com os turcos. A cidade iraquiana é controlada pelos curdos. Soldados iraquianos pararam o comboio na estrada perto da cidade de Kirkuk, ainda sob controle do governo do presidente Saddam Hussein.
O caminhoneiro Hadi Yildirim afirmou que os soldados de Saddam os prenderam em Kirkuk, levaram os alimentos dos caminhões ameaçando-os com armas e os conduziram para uma área onde os deixaram sem água ou comida. Conforme Yildirim, os iraquianos libertaram os motoristas no dia 26 de março e deixaram que voltassem com seus caminhões vazios para a Turquia, via Síria.
A
fronteira sul da Turquia serve como ponto
de entrada de alimentos e ajuda médica ao Iraque permitida sob o programa da Organização das Nações Unidas (ONU), petróleo-por-alimento.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.