| hmin
Os soldados britânicos começaram a bombear água aos iraquianos no sul do país nesta segunda, dia 31, em um raro auxílio aos civis privados de ajuda das principais agências humanitárias do mundo durante uma invasão liderada pelos Estados Unidos ao Iraque.
Embora a agência de ajuda alimentar da Organização Mundial de Saúde (ONU) tenha feito sua maior compra para uma operação humanitária em 10 anos, trabalhadores humanitários no Kuwait disseram que estão impedidos de entrar no vizinho Iraque para entregar comida, água e remédios porque nenhum dos lados em guerra deu garantias de trânsito seguro.
Autoridades de agências da ONU e de organizações não-governamentais beneficentes saudaram a abertura de uma linha através da fronteira do Kuwait até os British Royal Engineers, ligados ao exército britânico. Mas eles disseram que isso não poderia ser um substituto para um esforço de ajuda total para restaurar rapidamente o dilapidado sistema sanitário e de água do país.
A água será transportada apenas para as áreas sob controle dos EUA e da Grã-Bretanha. Cerca de 100 mil pessoas vivem em tais áreas, que incluem Umm Qasr e a cidade vizinha de Umm Khayya. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.