| 01/04/2003 07h58min
O chefe dos inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU), Hans Blix, duvida que o Iraque irá usar armas de destruição em massa contra as forças britânicas e norte-americanas que lutam no Iraque. A informação consta no jornal belga Le Soir desta terça, dia 1º.
– Duvido muito que as usem porque esta guerra trouxe a eles uma certa simpatia do mundo, o que viraria contra eles caso usem armas químicas – disse Blix, na hipótese de o Iraque possuir as armas proibidas pela ONU.
Blix, que supervisionou a volta dos inspetores de armas ao Iraque antes da guerra, também disse que os inspetores das Nações Unidas não tiveram tempo suficiente para fazer seu trabalho. Ele falou que os EUA se mostraram intolerantes ao lançar um ataque contra o país.
– Eles realmente nos queriam ver com argumentos confirmando o que eles mesmo diziam, como, por exemplo, os aviões não-tripulados iraquianos que os EUA disseram serem feitos para transportar armas químicas – disse. – Nós não vimos isso e não havíamos terminado nosso trabalho ainda.
Os inspetores de Blix foram retirados do Iraque em março – antes de terminarem seus trabalhos de busca por armas químicas, biológicas e nucleares –, depois de os Estados Unidos e a Grã-Bretanha avisarem a ONU sobre um ataque iminente ao país. Os inspetores haviam retornado ao Iraque em novembro, depois de uma interrupção de quatro anos. O Conselho de Segurança ordenou ao Iraque destruir qualquer arma de destruição em massa depois da invasão ao Kuwait nos anos 1990.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.