| 01/04/2003 11h50min
O ministro da Informação do Iraque, Mohammed Saeed al-Sahaf, declarou nesta terça, dia 1º, que forças iraquianas impediram que soldados britânicos tomassem posição perto da cidade de Mosul, no norte do país. A rede de TV Al Jazeera afirmou que os iraquianos mataram 10 soldados britânicos. Imagens de membros de tribos locais dirigindo um Land Rover capturado pelas ruas de Baaj, que fica a sudoeste de Mosul, foram mostradas.
– As forças britânicas deixadas lá foram eliminadas em sua maioria no campo de batalha, exceto pelas que conseguiram fugir – relatou Sahaf em uma entrevista coletiva.
Os iraquianos, segundo o ministro, apreenderam a maior parte dos equipamentos e veículos dos soldados. A Al Jazeera noticiou que 14 tanques foram destruídos.
– É uma derrota completa. Incrivelmente, os americanos arrastaram os britânicos para fazer isso. O resultado foi muito trágico para os britânicos – disse Sahaf.
Um porta-voz britânico no quartel-general do Comando Central no Catar disse desconhecer que forças britânicas tentaram pousar no norte do Iraque. Na última quinta, cerca de mil pára-quedistas dos Estados Unidos pousaram no território controlado pelos curdos no norte do Iraque para abrir um novo front na guerra.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.