| hmin
No dia em que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reuniu na Irlanda do Norte com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para discutir o processo de paz no Oriente Médio, mais de mil pessoas foram às ruas da cidade de Hillsborough – onde acontece o encontro – para protestar contra a guerra no Iraque. Organizadores do protesto acusam os líderes de realizarem o encontro na Irlanda do Norte a fim de evitar grandes centros urbanos onde poderiam enfrentar protestos ainda maiores.
Ainda nesta segunda, dia 7, antes do desembarque de Blair e Bush, três alertas de bomba foram feitos em Belfast. Passageiros foram retirados do aeroporto local, duas estradas foram fechadas e dois artefatos suspeitos foram explodidos por um esquadrão antibombas.
A terceira reunião dos líderes da guerra em três semanas tem como tema principal a administração do Iraque pós-guerra. A Grã-Bretanha pretende que a ONU defina uma conferência para escolher os nomes do governo provisório, com um coordenador especial que supervisionasse todo o processo. Mas os EUA tentam limitar a ação dos órgãos internacionais ao papel humanitário. Bush e Blair devem jantar juntos nesta terça, quando se reúnem para analisarem a guerra do Iraque e os planos de paz tanto para o Oriente Médio como para a Irlanda do Norte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.