| 09/04/2003 13h29min
O governo norte-americano aconselhou nesta quarta, dia 9, ao Irã, à Síria e à Coréia do Norte a "aprenderem com o Iraque''. A Casa Branca acusa esses governos de tentar obter armas de destruição em massa. John R. Bolton, subsecretário de Estado dos Estados Unidos para controle de armas e segurança interna, pediu à Síria e a outros países do Oriente Médio que se abram para as "novas possibilidades'' de paz na região:
– Com respeito à questão da proliferação de armas de destruição em massa no período pós-conflito, temos esperanças de que vários regimes aprendam a lição do Iraque, a lição de que a busca por armas de destruição em massa não atende a seus interesses nacionais – declarou Bolton.
O Irã disse que seu programa nuclear visava, apenas, a fins pacíficos. A Síria rebateu as acusações norte-americanas de que teria enviado equipamentos militares para o Iraque. A Coréia do Norte detonou uma crise internacional ao reativar seu programa de armas nucleares.
Bolton foi questionado sobre uma pesquisa realizada nos EUA, segundo a qual metade da população do país apoiaria uma ação militar contra o Irã, caso o país continue a avançar rumo à obtenção de armas nucleares. Dos entrevistados, 42% disseram que os EUA deveriam investir contra a Síria caso o país estivesse ajudando o Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.