| hmin
Um comandante norte-americano disse nesta quarta, dia 9, que as forças dos Estados Unidos controlam o centro de Bagdá e que a fase de combate no Iraque acabará em alguns dias, ao menos na capital e no sul do país.
– Nem todas as áreas de Bagdá estão controladas, mas a parte central da cidade está assegurada – disse o general Buford Blount, comandante da 3ª Divisão de Infantaria dos EUA. – É possível que haja mais combates no norte do país – acrescentou.
Questionado se o governo de Saddam Hussein ainda estava atuante no Iraque, Blount disse:
– Estivemos em todos os prédios governamentais e não restou governo do qual se possa falar.
No entanto, o comandante admitiu que ainda há "alguns terroristas, (guerreiros) Fedayeen e soldados da Guarda Republicana Especial'' leais a Saddam em algumas partes da capital.
Pouco antes, soldados dos EUA derrubaram uma enorme estátua de Saddam no centro de Bagdá enquanto um grupo de iraquianos comemorava a queda do homem que os governou com mão-de-ferro por 24 anos, em cenas que lembraram a queda do Muro de Berlim em 1989.
Blount negou-se a dizer se os EUA e os aliados poderiam declarar vitória na campanha para derrubar Saddam, mas disse que a transição das operações de combate para as humanitárias havia começado em algumas cidades iraquianas. Os vôos humanitários para Bagdá deveriam começar em alguns dias.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.