| hmin
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, disse neste domingo, dia 13, que a ordem está sendo gradualmente restaurada no Iraque e que os iraquianos estão cada vez mais ajudando as tropas americanas a reduzir os saques e a violência no país. A declaração foi concedida depois de incessantes saques no Iraque, que se espalharam de prédios do governo para hospitais, atingindo até o Museu Nacional de Antiguidades de Bagdá, onde tesouros milenares foram destruídos ou furtados. Rumsfeld afirmou que não sabia se as autoridades do museu haviam pedido o auxílio de forças americanas para guardar o prédio, que abrigava relíquias de até 5.000 anos atrás.
– A cada hora que passa as coisas vão ficando melhores, mais pacíficas e mais ordeiras naquele país – disse Rumsfeld para a NBC.
Ele disse que as forças americanas também estavam de guarda em hospitais e outros prédios que tinham sido atacados desde a queda do governo de Saddam Hussein, na quarta-feira. O secretário insistiu em dizer que a presença de soldados americanos em Bagdá e em outras cidades estava ajudando a estabilizar a situação no país, apesar da ausência de um governo.
– Em alguns casos, há verdadeiras patrulhas conjuntas reunindo a população local e tropas da coalizão, policiando a área e restaurando a ordem – disse.
Rumsfeld condenou na sexta, dia 11, as reportagens mostrando os saques e a violência, que haviam manchado a imagem dos iraquianos felizes dando as boas-vindas às tropas que puseram fim a mais de 20 anos da bruta ditadura de Saddam.
Ele disse que as imagens de atos como saques e violências foram exibidas exaustivamente para efeito sensacionalista. Segundo o secretário, sempre o mesmo incidente é mostrado nas emissoras, uma pessoa saindo de um prédio com um vaso.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.