| hmin
Depois de 25 dias do conflito militar no Iraque, crianças do norte do país retomaram as aulas nesta segunda, dia 14. Para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o reinício das aulas é um sinal de que a região está voltando à estabilidade.
Milhares de curdos iraquianos abandonaram suas casas na região norte do país antes do começo da guerra, impossibilitando que as escolas operassem normalmente. Desde o término da Guerra do Golfo de 1991 os curdos administram a região que ocupam no norte do Iraque.
Crianças de todas as idades começaram a voltar às aulas nas cidades e comunidades rurais depois que o ministro da educação curdo decidiu reabrir as escolas da região. Há na região, segundo números do Unicef, cerca de 4 mil crianças na escola primária e centenas em colégios de segundo grau.
Forças anglo-americanas que operam no norte do Iraque assumiram o controle de escolas perto da cidade de Arbil durante o conflito, e o Unicef tenta agora fazer com que os soldados da coalizão deixem os locais.
– Forças da coalizão instalaram-se dentro de algumas escolas (...) Eles continuam em duas escolas em Arbil, e estamos conversando com eles para se mudarem para algum outro lugar o mais rápido possível – disse o porta-voz do Unicef Michael Bociurkiw.
O Unicef enviou material escolar e barracas para o norte do Iraque nas últimas semanas, junto com medicamentos, equipamentos de saneamento e outros produtos de assistência humanitária. Funcionários da organização também estão auxiliando crianças, muitas das quais estão sofrendo com pesadelos ou apresentam outros sinais de trauma depois dos bombardeios na região durante o conflito, afirmou Bociurkiw.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.