| 16/04/2003 12h31min
O presidente do Irã, Mohammad Khatami, pediu nesta quarta, dia 16, que os Estados Unidos parem de fazer ameaças à Síria. Segundo ele, um ataque militar dos EUA ao país vizinho ao Iraque era improvável. Khatami disse não crer que o mundo permita outra ação militar como a que ocorreu no Iraque. O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse na terça, dia 15, que não havia um plano de guerra para atacar a Síria ou o Irã.
– Nosso conselho aos americanos é que abandonem tais ameaças – disse Khatami a repórteres.
Kathami declarou que o Irã rejeita as ameaças e alegações dos EUA e acredita que a Síria deve fazer o mesmo, já que o país é diferente do Iraque.
– Sempre tivemos relações amistosas com a Síria e esperamos cooperar com o país para estabelecer a paz na região – acrescentou o presidente iraniano.
O Irã manteve neutralidade na guerra no Iraque, mas saudou a queda de Saddam Hussein. O ex-ditador é odiado no país por ordenar que suas forças usassem armas químicas contra soldados iranianos durante a guerra Irã-Iraque, entre 1980 e 1988. Entretanto, Kathami denunciou a ocupação do Iraque por agressores militares como um ataque contra o Islã e os muçulmanos. Washington classifica o Irã, o Iraque e a Coréia do Norte como integrantes do eixo do mal.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.