| 18/04/2003 23h54min
Os Estados Unidos vão consultar o Japão, a Coréia do Sul e a China antes de tomar qualquer decisão a respeito da declaração feita pela Coréia do Norte de que iniciou o reprocessamento de bastões de combustível radioativo usado. A medida tornaria o país capaz de produzir armas nucleares.
– Quando tivermos uma percepção clara dos fatos e as visões de nossos amigos e aliados, nós tomaremos uma decisão sobre como proceder – disse a porta-voz da Casa Branca, Claire Buchan.
Mais cedo, uma autoridade norte-americana havia dito que não via razão para que os Estados Unidos não comparecessem às negociações com a China e a Coréia do Norte, marcadas para a semana que vem em Pequim para a discussão do término do programa nuclear norte-coreano.
A Coréia do Norte tornou o impasse nuclear com os EUA drasticamente mais delicado ao afirmar que estaria "reprocessando com sucesso" mais de 8 mil bastões de combustível nuclear usado, que podem ser usados em bombas atômicas.
Os Estados Unidos advertiram várias vezes a Coréia do Norte sobre o reprocessamento, que poderia representar material suficiente para múltiplas bombas atômicas. Em 25 de fevereiro, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse a jornalistas:
– Se eles começarem o reprocessamento, isso muda completamente o cenário político.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.