| hmin
Os Estados Unidos começaram nesta quarta, dia 23, a extrair petróleo do Iraque pela primeira vez depois do início da guerra contra o ditador Saddam Hussein. Em Basra, sul do pais, quatros poços de petróleo reiniciaram suas produções.
O petróleo retirado de Basra será utilizado a princípio para fabricar combustível e outros produtos que serão usados no sul iraquiano, segundo os EUA.
O petróleo é o principal produto da pauta de exportações do Iraque, mas sua comercialização depende do fim das sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao país desde o início dos anos 1990.
O governo norte-americano está defendendo o fim das sanções, já que Saddam Hussein não está mais no poder. A decisão, entretanto, precisa ser aprovada no Conselho de Segurança da ONU. A França e a Rússia, que têm poder de veto no órgão, demonstram reservas quanto ao assunto, argumentando que o principal motivo das sanções – o desarmamento do Iraque – ainda não foi satisfatoriamente comprovado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.