| hmin
O chefe da administração dos Estados Unidos no Iraque, Jay Garner, pediu nesta quinta, dia 24, para os iraquianos voltarem ao trabalho após a guerra de três semanas que derrubou Saddam Hussein e deixou grande parte do país no caos. Em encontro em Bagdá entre sua equipe de reconstrução e cerca de 60 acadêmicos e líderes comunitários – todos homens –, Garner disse que o país deve ser construído com base em sua história e sua riqueza em petróleo.
O general norte-americano da reserva pediu para os participantes espalharem a mensagem de que é "muito, muito importante que as pessoas voltem ao trabalho''. Os iraquianos que participaram do encontro, que durou cerca de uma hora, disseram ter pressionado Garner a restaurar os serviços essenciais, a lei a e a ordem o mais rápido possível.
– Nosso propósito aqui no seu país é criar um ambiente para que vocês possam começar o processo de governo que conduza a uma forma democrática...um governo que seja um mosaico do povo iraquiano. Acho que podemos fazer isso rapidamente – afirmou Garner.
Ahmad Chalabi, líder do Congresso Nacional Iraquiano e o preferido do governo do presidente George W. Bush para conduzir o Iraque, não participou do encontro. O auto-intitulado prefeito de Bagdá, Mohammed Mohsen Zubaidi, também não compareceu. O general britânico Tim Cross, vice de Garner, disse a repórteres antes do encontro que as forças ocidentais querem permitir a livre manifestação no Iraque. Ele também disse não acreditar que os xiitas do Iraque queiram um governo fundamentalista como o do Irã.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.