| hmin
O general reformado dos Estados Unidos Jay Garner, que está administrando o Iraque pós-guerra, prometeu reconstruir a democracia no país em encontro com 250 representantes iraquianos nesta segunda, dia 28, data do 66º aniversário de Saddam Hussein. O paradeiro do ex-ditador ainda é desconhecido, e seu aniversário costumava ser feriado no país.
– Hoje, no aniversário de Saddam Hussein, vamos começar o processo democrático para as crianças do Iraque – afirmou Garner.
Na reunião em Bagdá, os delegados do Iraque reiteraram que os próprios iraquianos devem conduzir a reconstrução do país. Estiveram presentes clérigos da maioria xiita e dos sunitas, que dominavam o país, além de curdos das montanhas do norte, líderes árabes tribais e profissionais urbanos vestidos com ternos ocidentais.
Os dois principais partidos políticos curdos não mandaram representantes, mas autoridades dos EUA disseram que foram convidados e não chegaram devido a problemas de logística. Pelo menos um importante grupo xiita que boicotou o primeiro encontro, realizado em Nasiriya dias depois da queda de Saddam, mandou representantes ao evento desta segunda.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.