| hmin
Com a presença de alguns dos melhores triatletas do mundo, o Ironman Brasil 2003 tem tudo para apresentar um elevado nível técnico neste sábado, dia 24, com largada a partir das 7h em Jurerê Internacional, Florianópolis. Entre os destaques estão atletas brasileiros, que podem brigar por um dos lugares no pódio e, principalmente, pelas vagas no Mundial Ironman do Havaí, marcado para 18 de outubro na Ilha de Kona.
Além de Fernanda Keller, vencedora em 2000 e seis vezes medalha de bronze no Havaí, o país conta com grandes competidores, como Alexandre Ribeiro, detentor da melhor marca de um atleta brasileiro no Ironman, e Roberto Lemos, campeão brasileiro de longa distância em 2002, ambos no profissional; além de Alexandre Manzan e Renato Dantas no amador.
Um dos mais experientes triatletas brasileiros, com 23 anos de competições, o carioca Alexandre Ribeiro está de volta ao Ironman Brasil, já que depois do nono lugar em 2001 ele não disputou a prova em Florianópolis no ano passado. Em busca de melhores resultados a cada evento, ele tem como meta baixar o tempo de 8h39min58seg obtido há dois anos.
– Treinei bastante para isso e, se o clima ajudar, acho que será possível – explica o triatleta, que também é treinador.
Recordista brasileiro no Ironman do Havaí, com o tempo de 8h49min15seg, Ribeiro é, aos 37 anos, um dinossauro do esporte e não esquece as dificuldades dos primeiros anos do esporte no país.
– Passei a disputar provas em maio de 83, quando nem tinha bicicleta e precisei pedir emprestado do meu primo. Competi com uma Caloi de 20 quilos e, apesar de tudo, acabei em 20º no geral entre 400 competidores – relembra.
Renato Dantas, de 28 anos, é outro destaque em provas de longas distâncias. Melhor brasileiro no Ironman Brasil 2002 e no Mundial Ironman do Havaí, com o 29º lugar, além de vice-campeão brasileiro de longa distância no mesmo ano, ele decidiu disputar a categoria amadora neste ano, buscando uma das oito vagas da categoria.
– Seria muito difícil brigar por uma das vagas entre os profissionais. Por isso, optei pelo amador – explica o triatleta paulista.
O mesmo fará Alexandre Manzan, de Brasília. Nesta temporada ele venceu o Brasileiro de Longa Distância, no Distrito Federal, e o PowerBar Triathlon Long Distance, em Ubatuba, ambos como preparação para tentar a vaga no Havaí, um antigo sonho. Esta será sua quarta participação na prova, sendo que em 89, ainda em Porto Seguro, ficou em quarto lugar, conseguindo uma vaga para o Mundial, mas acabou não participando em razão de uma contusão no joelho.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.