| hmin
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, confirmou nesta quarta,dia 28, que fará uma visita rápida ao Iraque a fim de cumprimentar os soldados britânicos que lutaram no país. O premiê será, então, o primeiro líder estrangeiro a visitar o território iraquiano desde a guerra.
Blair, cuja visita acontece nesta quinta, dia 29, disse que desejava "agradecê-los pela atuação magnífica e dar destaque para os esforços humanitários e de reconstrução feitos no Iraque''.
– Há muito trabalho a ser realizado a fim de colocarmos as coisas nos eixos – declarou a repórteres a bordo do avião que o levava para o Kuwait.
Segundo o premiê, a vida estava voltando ao normal na cidade de Basra (sul), controlada pelas forças britânicas. Mas, na capital do país, Bagdá, tomada pelos soldados norte-americanos no dia 9 de abril, ainda há "sérios problemas na área de segurança'', declarou.
A visita de Blair acontece depois de dois soldados dos EUA terem sido mortos na terça-feira por iraquianos nas proximidades da capital. O premiê repetiu que as forças invasoras encontrariam armas de destruição em massa no Iraque. A presença dessas armas no país árabe foi a principal justificativa citada pelos EUA e pela Grã-Bretanha para detonar a guerra. Até agora, não se achou nenhum armamento.
Nesta quarta, Blair reúne-se com autoridades do Kuwait, que serviu de base de lançamento para parte das forças invasoras. O líder britânico também passará pela Polônia e pela Rússia, além de Evian (França), onde participa da cúpula do G8.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.