| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou neste domingo, dia 1º, à França para sua primeira visita ao país depois da guerra contra o Iraque, no encontro da cúpula do G8. O presidente francês, Jacques Chirac, recebeu Bush com um curto aperto de mão e um sorriso sério em Evian, spa francês às margens do Lago Genebra onde ocorre a reunião do grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia.
Chirac dedicou recepção mais calorosa a outros líderes que chegaram para encontro do G8. Apesar disso, o presidente francês disse que as disputas em torno dos planos de invasão do Iraque fazem parte da história.
Os planos de Bush podem causar divisões. Ele chegou a Evian com propostas de monitorar vendas de armas de destruição em massa, pressionar o Irã e a Coréia do Norte a acabar com seus programas nucleares e incentivar os europeus a abrir mão de sua oposição a alimentos transgênicos.
Washington acusa o Irã e a Coréia do Norte de desenvolverem clandestinamente armas nucleares. A Rússia, em desafio aos EUA, prometeu continuar construindo uma usina nuclear no Irã.
Chirac terá um encontro em particular com Bush nesta segunda, dia 2, mas a assessora nacional de segurança dos EUA, Condoleezza Rice, deixou claro que Washington não perdoará a campanha francesa para evitar autorização da Organização das Nações Unidas para o uso da força no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.