| hmin
O vice-secretário de Defesa dos Estados Unidos, Paul Wolfowitz, admitiu nesta segunda, dia 2, que a Casa Branca dispõe de informações de inteligência imprecisas sobre a capacidade nuclear da Coréia do Norte. Wolfowitz, no entanto, assegurou que o governo do presidente George W. Bush leva a sério a afirmação do país comunista de que tem bombas atômicas.
– Sabemos o que eles dizem. Temos algumas coisas que podem confirmar o que eles dizem. Não sabemos tudo. Certamente o que sabemos sugere que devemos levar o que eles dizem muito seriamente – disse o norte-americano.
A mídia estatal norte-coreana divulgou informações conflitantes sobre a posição nuclear do país, acusando autoridades dos EUA de mentir sobre as declarações de Pyongyang e, ao mesmo tempo, afirmando que o país já tem plutônio reprocessado para uso em bombas. Wolfowitz, um dos maiores defensores do uso da força, é a autoridade mais graduada do Pentágono a visitar o leste da Ásia desde a posse do governo Bush, há dois anos. Ele esteve no Japão por dois dias e foi para Seul a fim de debater o remanejamento – nos próximos dois anos – dos 37 mil soldados norte-americanos estacionados na Coréia do Sul com o propósito de intimidar o Norte.
– A essência do que estamos tentando fazer aqui é garantir que as forças que temos na península possam responder com rapidez mesmo antes da chegada de reforços, se houver um ataque – afirmou Wolfowitz.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.