| 12/06/2003 11h10min
Subiu para pelo menos sete o número de mortos no novo ataque desferido por Israel contra um automóvel na cidade de Gaza nesta quinta, dia 12. Segundo a rede CNN, outras 25 pessoas ficaram feridas depois que um helicóptero disparou um míssil contra um carro.
Segundo a emissora, entre os mortos estariam um ativista do Hamas, a mulher dele e a filha do casal, de 3 anos de idade. Outras duas pessoas que estavam no automóvel teriam morrido na ação militar. O homem morto, segundo palestinos, seria Yasser Taha, um importante membro do braço armado do Hamas. Uma mamadeira e um sapatinho de criança foram tirados dos destroços do carro e uma grande quantidade de palestinos foi às ruas jurar vingança.
Na última quarta, dia 11, o grupo islâmico assumiu a autoria do atentado contra um ônibus, que matou 16 pessoas no centro de Jerusalém. No mesmo dia, poucos minutos depois, Israel contra-atacou atirando mísseis na cidade de Gaza, vitimando sete pessoas.
Segundo o Hamas, a explosão do ônibus era uma vingança pela tentativa de assassinato ocorrida na última terça, dia 10, contra o líder Abdelaziz Al Rantissi, que ficou ferido.
Os últimos ataques comprometem a tentativa de pacificar o Oriente Médio. O presidente norte-americano, George W. Bush, e os premiês de Israel, Ariel Sharon, e da Palestina, Mahmoud Abbas, se reuniram há duas semanas na Jordânia para discutir o Mapa da Paz, plano elaborado pelos Estados Unidos com o objetivo de criar o Estado palestino até 2005.
Durante a reunião Abbas prometeu tentar conter os atentados promovido por militantes palestinos, e Sharon declarou retirar os assentamentos de colonos israelenses da Cisjordânia.
As informações são da Globo News, CNN e Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.