| 20/06/2003 08h16min
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, chamou o Hamas de inimigo da paz nesta sexta, dia 19, durante visita ao Oriente Médio, e pediu maior pressão internacional contra o grupo militante palestino. Ele também disse que os Estados Unidos vão "explodir'' os responsáveis pela violência que ameaça o plano de paz entre palestinos e israelenses.
– O presidente (George W.) Bush está comprometido com o fato de que devemos continuar avançando, explodindo aqueles que tentam nos conter, que tentam nos impedir de alcançar a meta da paz, por meio de atos de violência e terror – disse Powell após encontro com seu colega israelense, o chanceler Silvan Shalom.
Powell também se reuniu com o primeiro-ministro Ariel Sharon em Jerusalém e em seguida deve rumar para Jericó (Cisjordânia), onde o aguarda o palestino Mahmoud Abbas, que atualmente negocia uma trégua com os grupos que costumam cometer atentados contra Israel. Nas últimas duas semanas, mais de 50 pessoas morreram em incidentes entre palestinos e israelenses.
Na véspera da visita de Powell, soldados israelenses entraram em choque durante horas com radicais judeus, antes que conseguissem demolir seus postos de vigilância, num assentamento da Cisjordânia. A destruição de dezenas desses postos, construídos sem a autorização do governo israelense, é uma das medidas recíprocas previstas no plano de paz para aliviar a tensão.
O choque entre soldados e colonos aconteceu horas depois de um militante suicida palestino provocar a morte de um comerciante no norte de Israel. Outra explosão, na manhã desta sexta, aconteceu na Faixa de Gaza, perto de um posto fronteiriço vigiado por israelenses. Segundo o Exército, a bomba estava em uma bicicleta, e ninguém se feriu.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.