| 02/07/2003 11h54min
O governo resolveu adiar o anúncio de queda no preço dos combustíveis. De acordo com nota oficial do Ministério de Minas e Energia divulgada nesta quarta, dia 2, enquanto os preços internacionais do petróleo estiverem subindo, por conta da crise na Nigéria, os combustíveis não sofrerão redução no Brasil.
A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, chegou a confirmar na última terça, dia 1°, que os preços de alguns combustíveis poderiam diminuir provavelmente nesta semana.
No entanto, após reunião realizada entre Dilma, o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, decidiu-se por adiar o anúncio. O querosene de aviação, que tem reajuste mensal, subiu 1% na terça.
Uma greve na Nigéria, que paralisa os negócios no país há três dias, está preocupando o mercado internacional. Pela primeira vez, a produção da oitava exportadora mundial de petróleo, pode estar ameaçada. O país exporta mais de dois milhões de barris da commodity por dia.
Nesta quarta, na capital, Abuja, soldados abriram fogo no principal mercado, tentando dispersar os manifestantes. O incidente deixou diversos feridos. Ao menos oito nigerianos morreram em confrontos com a polícia desde a segunda, dia 30, quando ocorreu a convocação da paralisação.
– A situação na Nigéria está deixando as pessoas nervosas no mercado, porque há uma ameaça real – afirmou Kevin Norrish, analista da Barclays Capital Research em Londres.
As informações são da agência Reuters e Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.