| hmin
O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, se reunirá na próxima segunda, dia 14, com o presidente norte-americano, George W. Bush, para discutir o envio à Libéria de uma força de paz liderada pelos Estados Unidos. A viagem a Washigton foi confirmada por autoridades da ONU nesta quinta, dia 10.
Com rebeldes acampados nos arredores da capital da Libéria, Monróvia, sob um débil acordo de cessar-fogo, Annan vem pressionando os EUA a liderarem uma força multinacional que reforce a trégua e garanta o fim das hostilidades.
Em meio a uma turnê a cinco países africanos que não inclui a Libéria, Bush disse estar avaliando o pedido da ONU.
O governo americano já despachou uma equipe militar de reconhecimento para ajudar Washington a decidir se envia soldados para ajudar a pôr fim a 14 anos de violência no país fundado por escravos alforriados nos Estados Unidos há mais de 150 anos.
Bush vem insistindo repetidamente que o presidente liberiano Charles Taylor deve deixar o cargo antes que uma força de paz possa ser enviada ao país. Taylor, acusado de crimes de guerra por um tribunal apoiado pela ONU na vizinha Serra Leoa, aceitou uma oferta nigeriana de asilo, mas alertou que sua saída iria provocar o caos, a menos que uma força internacional já estivesse em posição. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.