| hmin
O ataque contra o comboio da 4ª Divisão de Infantaria, na noite desta sexta, dia 1º, eleva para 53 o número de soldados norte-americanos mortos em ações hostis no Iraque desde que o presidente dos Estados Unidos (EUA), George W. Bush, declarou o fim da guerra em 1º de maio. Na ação, um soldado norte-americano morreu e outros três se feriram, quando o comboio em que viajavam, ao norte de Bagdá, sofreu um ataque de granadas.
Os Estados Unidos afirmam que iraquianos leais a Saddam Hussein e alguns combatentes estrangeiros estariam por trás da campanha de guerrilha. Soldados da 4ª Divisão de Infantaria também invadiram durante a noite desta sexta uma casa no povoado natal de Saddam Hussein e capturaram um homem suspeito de ter organizado ataques guerrilheiros. Para os oficiais norte-americanos, a ação estaria fechando o cerco ao próprio Saddam.
Na operação, no sudoeste de Tikrit, os soldados norte-americanos, com o apoio de helicópteros, não enfrentaram resistência na captura do indivíduo, um homem de meia idade que não foi identificado. Os filhos de Saddam Uday e Qusay foram mortos na última semana em um ataque à casa em que se escondiam em Mosul, no norte do país, e foram enterrrados neste sábado, dia 2.
Oficiais dos EUA afirmam que é possível que Saddam esteja escondido na área de Tikrit, mas o ex-líder iraquiano ainda não foi encontrado, apesar da recompensa de US$ 25 milhões oferecida pelos norte-americanos por sua captura.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.