| hmin
Os temidos filhos de Saddam Hussein Uday e Qusay, mortos no último dia 22 por tropas norte-americanas, foram enterrados neste sábado, dia 2, no cemitério de Tikrit, cidade natal do ex-ditador.
Segundo moradores locais, a cerimônia foi rápida e sigilosa. Os corpos, que chegaram de ambulância de Bagdá, estavam cobertos por bandeiras iraquianas. Havia forte presença do exército norte-americano e os jornalistas foram impedidos de fotografar ou filmar o funeral.
Uday e Qusay foram mortos quando tropas americanas atacaram seus esconderijos na cidade de Monsul, no norte do Iraque. Oficiais dos Estados Unidos esperam que a morte dos irmãos intimide as guerrilhas, que têm atacado tropas norte-americanas quase que diariamente. Mas os ataques não cessaram.
Um porta-voz do exército dos EUA disse que um soldado foi morto e três ficaram feridos após serem atingidos por uma granada no norte do Iraque na tarde desta sexta, dia 1º. Com esse ataque, sobe para 53 o número de soldados norte-americanos mortos em ações inimigas desde que Washington declarou o fim da guerra no dia 1º de maio.
De acordo com as tradições muçulmanas, os corpos devem ser enterrados o quanto antes depois da morte. Mas oficias dos EUA, ansiosos em evitar que o local do sepultamento dos irmão se tornasse uma espécie de santuário, disseram que o enterro foi atrasado enquanto eles consultavam autoridades iraquianas sobre o que deveria ser feito com os cadáveres.
Testemunhas disseram que pelo menos dois representantes do ex-ditador estavam presentes no funeral. Moradores de Tikrit, a fortaleza de Saddam Hussein, consideraram a morte dos irmãos como uma desgraça.
– Eles eram os herois do Iraque – aclamou um deles.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.