| 24/08/2003 17h55min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou neste domingo, dia 24, uma visita oficial ao Peru com o objetivo de estreitar os laços comerciais entre os dois países e motivar a entrada do país andino como sócio do Mercosul. O Brasil está tentando convencer todos os países da América do Sul sobre as vantagens de integrar o bloco, que que conta também com a Argentina, Paraguai e Uruguai.
A visita de Lula serve para tentar diminuir as restrições do governo e de empresários peruanos às tarifas alfandegárias, os controles sanitários e as normas para identificar produtos provenientes do Mercosul. Segundo representantes do governo peruano, o Acordo de Livre Comércio com o Mercosul poderá ser firmado na segunda, dia 25, aproveitando a presença de Lula, mas eles admitiram que as negociações continuam.
Lula está acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e de uma grande delegação, entre os quais se encontram diversos empresários brasileiros. Esta será a primeira visita oficial de Estado que ele realiza a um país da América Latina desde que assumiu o governo em janeiro.
Dentro da agenda, Lula participará de encontros com o presidente do Congresso, membros do Poder Judiciário, dos governos regionais e representantes de organizações civis. Ele também será condecorado pelo presidente Alejandro Toledo com a distinção máxima do governo peruano, a ordem do ''Sol de Peru''.
Os dois presidentes devem fazer nesta segunda uma reunião de trabalho que resultará na assinatura de uma série de acordos bilaterais, e depois darão uma entrevista coletiva em conjunto.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.