| 05/09/2003 09h52min
Levantamento apresentado nesta sexta, dia 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela um leve crescimento de 0,4% na produção industrial em julho. O resultado positivo, apesar de tímido, mostra-se como um primeiro sinal de recuperação da atividade após a forte retração observada na primeira metade do ano.
A recuperação da indústria extrativa mineral, que no mês de referência, assinalou uma alta de 8,8% catapultou o resultado geral. Além disso, vale destacar o fato de, em junho, ter havido uma queda na produção de petróleo e de gás natural em decorrência de paralisações técnicas em algumas plataformas.
Apesar do crescimento em relação a junho, o desempenho no confronto com o mesmo mês do ano passado apresentou queda de 2,5%. A produção nos primeiros sete meses do ano acumula, agora, queda de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, há crescimento de 1,9%.
No confronto julho 2003/julho 2002, a queda de 2,5% se apresenta como a quarta consecutiva. Treze dos vinte ramos pesquisados tiveram baixana produção, sendo as de material elétrico e de comunicações (-14,0%), química (-2,5%), fumo (-60,0%), vestuário e calçados (-13,0%) e farmacêutica (-22,7%), as de maior impacto sobre o resultado global. No caso da forte redução da produção de fumo, o fator determinante foi o término antecipado da safra de fumo em folha em função de fatores climáticos, que reduziu a disponibilidade dessa matéria prima.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.