| 24/09/2003 16h19min
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) surpreendeu o mercado e reduziu a produção mundial em 900 mil barris por dia. A decisão fez o preço do petróleo disparar e ameaça o crescimento de diversos países, sobretudo porque ocorre pouco antes do inverno no hemisfério norte, quando a demanda atinge o pico.
Os ministros da Opep acertaram a redução da produção dos 10 países-membros do cartel, excluindo o Iraque, para 24,5 milhões de barris diários a partir de 1º de novembro.
– Nós não queremos que o mercado desmorone em em nossas mãos – disse Rilwanu Lukman, conselheiro presidencial sobre Energia da Nigéria.
A decisão da Opep, que tem por objetivo manter os preços do petróleo nos maiores níveis dos últimos quatro anos, pode comprometer o crescimento das maiores economias mundiais, pois vai elevar os gastos de energia para nações importadoras durante o inverno no hemisfério norte.
Às 14h21min (horário de Brasília), os contratos futuros de petróleo nos Estados Unidos saltavam US$ 1,27 por barril, cotados a US$ 28,40. A organização pretende manter os preços do barril entre 22 e 28 dólares. Alguns ministros disseram antes da reunião desta quarta-feira que não viam razões para uma mudança na produção.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.