| 24/09/2003 16h27min
Os Estados Unidos deram "imunidade efetiva" ao ex-ministro da Defesa do Iraque, que se entregou na semana passada, e esperam que ele possa dar informações importantes sobre os programas de armas de Saddam Hussein, disse uma autoridade norte-americana nesta quarta, dia 24.
A autoridade falou à Reuters sob condição de não ser identificado, e afirmou que outros funcionários de baixo escalão, que faziam parte dos programas de armas do Iraque, também receberam imunidade e estavam ajudando o ex-inspetor de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) David Kay a elaborar seu esperado relatório sobre o assunto.
O ex-ministro da Defesa Sultan Hashim Ahmed, que estava ao lado de Saddam Hussein na última aparição pública do ex-presidente iraquiano, era o número 27 na lista dos fugitivos mais procurados por Washington.
Ele se entregou a soldados iraquianos na cidade de Mosul, no norte do Iraque, em 19 de setembro.
– Não sei o que ele vai dizer, mas ele tinha conhecimento sobre o real poderio de armamentos e vai ser muito importante – disse a autoridade.
O fato de não terem sido encontradas armas de destruição em massa desgastou a imagem do presidente dos EUA, George W. Bush, diante da comunidade internacional, que ele agora procura em busca de ajuda no Iraque pós-guerra.
O relatório de Kay deve ter "evidência documental" de que o Iraque tinha programas de armas químicas e biológicas, mas não trará provas da existência das próprias armas, disse a autoridade. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.