| 29/09/2003 11h57min
Um soldado norte-americano foi morto e um outro ficou ferido na segunda, dia 29, quando guerrilheiros atacaram um comboio militar a oeste de Bagdá. A informação foi dada por um porta-voz das Forças Armadas dos Estados Unidos.
O tenente-coronel George Krivo afirmou em Bagdá que o ataque ocorreu pela manhã na cidade de Habbaniya, a cerca de 70 quilômetros da capital. Na região, os soldados norte-americanos sofrem, quase diariamente, ataques realizados por guerrilheiros contrários à ocupação.
Desde 1º de maio, quando o presidente dos EUA, George W. Bush, declarou encerrados os principais combates no Iraque, foram mortos 81 soldados norte-americanos em situações de confronto.
– Houve um enfrentamento nesta manhã. Foi um ataque contra um comboio realizado com um artefato explosivo improvisado – afirmou Krivo.
Depois do ataque, os soldados trocaram tiros com guerrilheiros por várias horas, disse o tenente-coronel.
Detalhes sobre o incidente parecem ir ao encontro dos relatos de moradores da área, segundo os quais os combates se iniciaram após um veículo militar dos EUA ter passado por cima de uma bomba. Os guerrilheiros surgiram depois, disparando contra os soldados granadas lançadas por foguete. Um homem revelou que ao menos três iraquianos foram feridos.
Em Bagdá, um grupo abriu fogo contra um carro do membro de uma comissão que cuida da elaboração de uma nova Constituição para o país. Um guarda-costas foi morto. Um porta-voz do Conselho de Governo do Iraque disse que o clérigo xiita Jalaladin Al Sagher escapou sem ferimentos do incidente. O ataque ocorreu menos de uma semana depois de uma integrante do conselho ter morrido em virtude de tiros recebidos dias antes.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.