| 03/10/2003 10h54min
O Hamas declarou nesta sexta, dia 3, que a barreira que Israel está construindo na Cisjordânia não vai servir para conter atentados. O grupo islâmico afirmou ainda que o plano de paz norte-americano para a região está fadado ao fracasso.
– O muro não vai proteger a entidade sionista (Israel) e não vai conter os ataques da resistência. Chegará o dia em que esse muro vai cair, assim como caiu o Muro de Berlim – disse o Hamas em um comunicado divulgado na Faixa de Gaza.
O governo israelense decidiu na quarta, dia 1°, modificar o traçado do muro, de modo que ele penetre ainda mais no território palestino, para cercar alguns grandes assentamentos judaicos. A declaração do Hamas faz parte da campanha palestina contra a barreira. A Autoridade Palestina quer a intervenção internacional para impedir Israel de seguir adiante com a obra.
Israel diz que a barreira – composta de uma cerca com sensores eletrônicos na maior parte, e de um muro de concreto no resto – é necessária para impedir que militantes palestinos entrem no país e cometam atentados suicidas.
Na quinta, dia 2, Israel também divulgou planos de construir mais de 600 novas casas nos assentamentos, o que vai contra o plano de paz norte-americano. O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, expressou preocupação com a notícia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.