| hmin
Uma nova proposta norte-americana de resolução para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que o governo provisório do Iraque estabeleça um cronograma até 15 de dezembro para a transferência de poder para os iraquianos, disseram diplomatas nesta segunda, dia 13. O novo rascunho foi submetido informalmente por Washington para os outros 14 membros do Conselho de Segurança no fim de semana, mas não há previsão de data para uma votação do texto.
A primeira versão da proposta não impunha nem prazos finais nem cronogramas para a devolução do poder aos iraquianos. O governo do Iraque está sendo comandado por um conselho provisório instituído pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, que invadiu o país há sete meses e derrubou o presidente Saddam Hussein. França, Rússia e Alemanha lideraram o movimento para rejeitar a proposta de resolução e exigir um cronograma claro de devolução de poder aos iraquianos.
Os Estados Unidos tentam aprovar a resolução para convencer outros países a contribuírem com pessoal e dinheiro para reconstruir o Iraque. A nova versão é apoiada pela Espanha e pela Grã-Bretanha. Um diplomata disse que as mudanças eram significativas e que iam na direção das exigências dos outros membros do conselho.
Para ser aprovada, a resolução precisa de nove votos, do total de 15. Mas o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, já advertiu que uma votação muito dividida passaria uma mensagem ruim para o mundo e para o Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.