| hmin
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, disse nesta terça, dia 21, que apesar da apreensão sobre a invasão norte-americana no Iraque, os Estados Unidos e a ONU precisam um do outro para criar um mundo pacífico. Annan questionou novamente a doutrina de "intervenção preventiva" da administração de George W. Bush nos Estados Unidos e a guerra no Iraque como uma divergência do sistema internacional.
Annan sublinhou que os EUA precisam da Organização para conseguir firmar a paz no Camboja, Moçambique, El Salvador, Serra Leoa, Kosovo, Timor Leste e em outros países.
– Acredito profundamente que os EUA e a ONU precisam-se mutuamente. Mas, igualmente, a ONU não teria tido o papel que teve nestes países sem os EUA. O relacionamento deve ser visto como uma interdependência produtiva – disse.
O secretário-geral acrescentou que a ONU está ainda determinada a fazer o necessário para ajudar a população iraquiana.
– Mas, após aquela
experiência, e um segundo ataque no mês passado, temos que ser cuidadosos ao arriscar vidas dos funcionários da ONU no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.