| hmin
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, e os funcionários da entidade receberam nesta quinta, dia 23, o principal prêmio de direitos humanos do Parlamento Europeu em memória dos representantes da ONU mortos no Iraque e em outras localidades do mundo.
Líderes do Parlamento concederam o Prêmio Sakharov 2003 pela Liberdade de Pensamento com uma citação especial ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, enviado especial da ONU no Iraque, e aos demais funcionários mortos no ataque contra o prédio da organização em Bagdá, em agosto.
Em 2001, Annan e a ONU receberam o Prêmio Nobel da Paz em 2001. Vieira de Mello, de 55 anos, havia trabalhado por mais de 30 anos na ONU e era tido como um possível futuro secretário-geral. Annan receberá o prêmio em uma cerimônia formal no dia 29 de janeiro, em Bruxelas, segundo o serviço de imprensa do Parlamento.
O Prêmio Sakharov, primeiramente dado em 1988 em homenagem ao físico dissidente soviético Andrei Sakharov, é oferecido a indivíduos ou organizações que tiveram uma contribuição decisiva na luta pelos direitos humanos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.