| 19/11/2003 09h50min
O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, foi reeleito nesta quarta, dia 19, no início de uma breve sessão parlamentar. O segundo mandato do premiê foi corroborado quando sua coalizão obteve uma maioria estável, embora reduzida, na eleição de 9 de novembro para a Câmara Baixa do Parlamento.
No topo de sua agenda está a decisão sobre o envio de tropas ao Iraque, já que a deterioração da situação de segurança levou Tóquio a recuar dos planos de mandar uma equipe avançada.
– A situação está muito difícil, mas se houver áreas onde pessoas do setor privado, funcionários do governo ou da Força de Autodefesa possam desempenhar uma função, acho que o Japão deveria contribuir ativamente para cumprir sua responsabilidade na comunidade internacional – disse Koizumi em entrevista coletiva.
No entanto, o premiê não falou sobre datas para o envio de uma missão ao Iraque.
Koizumi, que assumiu o cargo em abril de 2001, prometeu cortar gastos, privatizar corporações públicas e ajudar bancos. Ele pode se tornar o primeiro-ministro com mais tempo de governo em duas décadas, caso complete o novo mandato de três anos como presidente do seu Partido Liberal Democrático (PLD), iniciado em setembro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.