| 19/11/2003 16h33min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aconselhou Israel nesta quarta, dia 19, a colocar fim à ''humilhação diária'' imposta a palestinos e a não prejudicar as conversações de paz ao construir "muros e cercas''. Bush apóia um plano de paz que prevê um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza até 2005.
Não foi a primeira vez que o presidente norte-americano criticou a construção israelense na Cisjordânia, erguida, segundo Israel, para evitar que militantes palestinos entrem em seu território e promovam atentados.
– Israel deveria cancelar a construção de assentamentos, destruir os postos avançados não-autorizados, pôr fim à humilhação diária do povo palestino e não prejudicar as negociações finais levantando muros e cercas – disse Bush em um discurso na Grã-Bretanha.
Ele também afirmou que os palestinos deveriam adotar meios pacíficos para negociar com Israel e pediu que Estados árabes parem com a incitação antiisraelense em seus meios de comunicação e cortem o patrocínio a terroristas.
O ministro das Relações Exteriores israelense, Silvan Shalom, disse que a construção não seria interrompida, apesar do pedido.
– Estamos fazendo todo o possível para construir a barreira que vai impedir infiltrações – observou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.