| 27/11/2003 15h48min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fez uma visita-surpresa aos soldados norte-americanos em Bagdá nesta quinta, dia 27, no Dia de Ação de Graças, em uma missão para levantar o moral das tropas no Iraque.
Em uma ação mantida em segredo como garantia de segurança, Bush deixou seu rancho no Texas na quarta à noite, chegou ao Iraque nesta quinta e passou duas horas e 30 minutos com os soldados antes de embarcar de volta no avião presidencial Air Force One.
– Eu trago uma mensagem em nome da América: nós lhes agradecemos por seu serviço, estamos orgulhosos de vocês e a América continua dando seu sólido apoio a vocês – disse o presidente a cerca de 600 soldados, surpresos em ver Bush sair de uma porta lateral dentro de um hall do Aeroporto Internacional de Bagdá.
Com a visita, Bush se tornou o primeiro presidente dos EUA a pôr os pés no Iraque.
Os soldados, em sua maioria da 1ª Divisão Blindada do Exército e da 82ª Divisão Aerotransportada, não tinham idéia de que Bush estaria ali.
Sem dar pistas da surpresa que estaria por vir, o administrador civil do Iraque, Paul Bremer, disse aos soldados que ele deveria ler o discurso do presidente para o feriado, mas deixaria a tarefa para a pessoa mais "sênior" do local. Nesse momento, Bush apareceu vestindo uma jaqueta militar e foi recebido com aplausos.
– Eu estava procurando apenas uma refeição quente em algum lugar – disse Bush. – Obrigado por me convidar para jantar (...). Não consigo pensar em um grupo de pessoas melhor do que vocês para compartilhar o jantar do Dia de Ação de Graças.
Com a retomada da economia dos EUA, a questão do Iraque, com as baixas quase diárias de soldados norte-americanos por ações guerrilheiras, pode ser a maior ameaça à reeleição de Bush em 2004. O presidente, no entanto, prometeu manter a missão.
– Vocês estão em uma missão difícil. Aqueles que atacam nossas forças de coalizão e matam iraquianos inocentes estão testando nossa vontade. Eles esperam que nós fujamos – disse ele.
– Nós não entramos centenas de milhas até o coração do Iraque, pagamos um custo amargo de vítimas, derrotamos um ditador implacável e libertamos 25 milhões de pessoas apenas para bater em retirada diante de um bando de ladrões e assassinos – afirmou.
Depois, o presidente cumprimentou os soldados, e ajudou a servir comida aos militares. Além das tropas, ele também se encontrou com quatro membros do Conselho de Governo do Iraque. No total, a visita de Bush durou 30 horas – 27 delas passadas no avião.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.