| hmin
Um aparente homem-bomba feriu 31 soldados norte-americanos nesta terça, dia 9, ao detonar um carro na entrada de uma base militar no norte do Iraque, disse um porta-voz militar. O ataque coincidiu com o anúncio do Japão de que aprovou o plano de envio de tropas não-combatentes ao Iraque, apesar da forte oposição.
O major Trey Cate, da 101ª Divisão Aerotransportada, afirmou que os soldados abriram fogo quando o veículo se aproximou do portão da base na cidade de Tal Afar, 45 quilômetros a oeste de Mosul. A seguir, o carro explodiu.
– O veículo não parou, então os soldados abriram fogo. Ele foi detonado. Nenhum dos feridos corre risco de morte – disse Cate, acrescentando que o ataque aconteceu pouco depois do amanhecer.
As tropas dos Estados Unidos no norte do Iraque vêm sofrendo ataques constantes nas últimas semanas, principalmente na região de Mosul, a terceira maior cidade do Iraque. Um soldado norte-americano foi morto a tiros na cidade na segunda, e outro morreu na explosão de uma bomba no fim de semana.
No mês passado, o quartel-general da 101ª Divisão foi atacado e um soldado morreu. Desde que Washington lançou a guerra para derrubar Saddam Hussein, em março, 308 soldados norte-americanos foram mortos, sendo 193 deles desde que o presidente George W. Bush declarou encerrados os principais combates no país, em maio.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.