| 11/12/2003 10h30min
O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ahmed Korei, afirmou nesta quinta, dia 11, ao jornal israelense Ma'ariv, que o suposto novo plano do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, é uma receita para o desastre. Conforme Korei, os conflitos continuariam e o terror no Oriente Médio aumentaria.
– Seria um erro forçar um acordo sobre nós. Não vamos aceitar. O mundo nunca aceitará – afirmou Korei ao jornal.
Sharon levantou publicamente a possibilidade de desmantelar alguns assentamentos judaicos isolados, levando a especulações de que ele marcaria então as fronteiras de um Estado palestino junto à barreira que Israel constrói na Cisjordânia.
– Se Sharon quer remover os assentamentos, está bem. Não o impediremos de desmantelar Netzarim. Mas você não pode construir uma cerca em nossa terra, colocar-nos em gaiolas feito galinhas e esperar o melhor. Isso causará um desastre – acrescentou o primeiro-ministro.
Israel afirma que a barreira na Cisjordânia já está dando resultados de segurança e evitou 20 atentados suicidas palestinos nos últimos dois meses. Já Korei defende que uma eventual barreira deveria ser construída sobre a Linha Verde, fronteira que dividia Israel e a Cisjordância antes da guerra de 1967 e que daria mais território aos palestinos.
– Nesse caso, estaríamos dispostos a compartilhar os custos da construção com vocês – disse Korei, dirigindo-se aos israelenses.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.