clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

UE critica decisão dos EUA sobre contratos no Iraque

Chefe de política externa do bloco pediu que Washington reconsiderasse decisão

O chefe da política externa da União Européia (UE), Javier Solana, engrossou nesta sexta, dia 12, o coro de críticos à iniciativa norte-americana de barrar países que se opuseram à guerra no Iraque de participar da licitação para contratos no país. Líderes europeus pediram a Washington para reconsiderar a decisão.

– Não foi a decisão mais sábia. Ao mesmo tempo em que eles estão dizendo que países não podem participar de licitações, eles pedem aos mesmos países para cooperar, para dar dinheiro para perdoar dívidas – afirmou a repórteres Solana, ao chegar para uma cúpula da UE.

O presidente norte-americano, George W. Bush, rejeitou nesta quinta críticas à idéia de barrar países como Alemanha, França e Rússia de conquistar os lucrativos contratos. Mesmo assim, o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, deu a entender que havia algum espaço para flexibilidade ao ser questionado se os países que ajudaram a perdoar a dívida do Iraque poderiam se qualificar para ganhar os contratos no valor de US$ 18,6 bilhões.

Solana não acredita que a decisão dos Estados Unidos ameace criar uma nova divisão entre os europeus depois das rixas causadas pela guerra no Iraque.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.