| 15/12/2003 19h11min
Documentos encontrados na carteira de Saddam Hussein e informações do ex-ditador levaram à captura de duas figuras-chave procuradas pelas forças de ocupação norte-americanas no Iraque. A informação foi divulgada por um porta-voz do Exército dos Estados Unidos nesta segunda, dia 15.
– Isso nos levou à captura de dois homens importantes – afirmou o capitão Jason Beck, da Primeira Divisão Armada dos EUA.
Desde a captura de Saddam, no sábado, dia 13, equipes do Exército dos EUA da 1ª Divisão Blindada capturaram uma alta autoridade do antigo regime – cujo nome não foi divulgado – que apontou outras autoridades. Todos os suspeitos estão sendo interrogados e mais incursões devem ser realizadas, declarou o general Mark Hertling, da 1ª Divisão Blindada do Exército dos EUA.
O Exército dos Estados Unidos informou também que o ex-presidente Saddam Hussein pediu para negociar quando foi preso no norte do Iraque. Segundo Hertling, o Exército espera que Saddam esclareça as declarações de que ele tinha armas químicas e biológicas e um programa de armas nucleares.
O Exército dos EUA já tem uma imagem mais clara sobre o comando e a rede de controle da guerrilha na cidade e já confirmou a existência de células rebeldes cuja existência era apenas suspeita anteriormente, afirmou Hertling. Ele espera que Saddam divulgue segredos sobre diversos assuntos, como locais de valas comuns, esconderijos de autoridades do antigo regime e "pecados antigos do regime que podemos desconhecer".
A prisão de Saddam ocorre quase nove meses após as tropas da coalizão lideradas pelos EUA terem iniciado a ofensiva conta o Iraque, em 20 de março. Saddam conquistou o poder em 1979. Seu governo foi marcado por perseguições aos curdos e xiitas do Iraque e por conflito com países vizinhos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.