| 26/12/2003 19h
Mais de 20 mil pessoas morreram e pelo menos 50 mil ficaram feridas após um terremoto de 6,3 graus na escala Richter ter sacudido na madrugada desta sexta, dia 26, a cidade histórica de Bam, no sudoeste do Irã.
– As equipes de resgate encontraram mais corpos. O número agora passa dos 20 mil – disse um representante do governo.
O noticiário da televisão iraniana informou que cerca de 70% das construções de Bam, uma popular cidade turística a cerca de mil quilômetros a sudeste da capital do país, Teerã, desabaram com o terremoto. A cidade ficou sem água, eletricidade ou gás, e à medida que a noite avança a temperatura cai ainda mais. Os moradores fizeram fogueiras e tochas com folhas de palmeiras para iluminar as ruas enquanto continuam a procurar sobreviventes entre os escombros usando suas próprias mãos.
A Rússia e a Alemanha se ofereceram prontamente para mandar equipes de resgate. O Ministério de Emergências russo disse ter condições de enviar rapidamente unidades de médicos, paramédicos e cães farejadores treinados para encontrar vítimas presas sob os escombros.
A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou envio de ajuda emergencia no valor de US$ 90 milhões para o Irã. França, Itália, Polônia e os Estados Unidos também se ofereceram para enviar ajuda humanitária.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.