| hmin
O senador de Massachusetts John Kerry assumiu a liderança na corrida pelo posto de candidato democrata à presidência dos Estados Unidos com uma grande vitória sobre Howard Dean nas primárias de New Hampshire realizadas nesta terça, dia 27. Kerry, cuja surpreendente vitória em Iowa na semana passada representou uma reviravolta na disputa presidencial no país, conseguiu sua segunda vitória consecutiva.
– A briga somente começou – disse Kerry a simpatizantes em Manchester (New Hampshire).
Ele pediu para que seus apoiadores continuem com ele na campanha para tirar George W. Bush da Casa Branca. Kerry teve 39% dos votos contra 26% de Dean. A vitória coloca sua campanha em excelente posição para as disputas da próxima semana em sete Estados.
Na batalha pelo terceiro lugar, estão o general da reserva Wesley Clark, pouco à frente do senador da Carolina do Norte John Edwards, com 13% e 12%, respectivamente. O senador de Connecticut Joseph Lieberman ficou com 9%. Os três disseram que manterão suas campanhas.
A derrota foi uma de muitas em uma série de reveses sofridos por Dean, que cancelou propagandas na televisão em outros Estados a fim de concentrar recursos em New Hampshire. Ele disse que ficou satisfeito e classificou sua posição de "segundo lugar sólido".
– O povo de New Hampshire permitiu que a nossa campanha retomasse – disse Dean, que viu sua liderança de 20 pontos apontada pelas pesquisas em New Hampshire desaparecer em um mês.
Kerry, veterano da Guerra do Vietnã, parecia estar perdido há um mês. No entanto, ele decidiu enfatizar sua experiência de guerra e de política exterior na campanha, transmitindo a mensagem de que pode desafiar Bush em assuntos tradicionalmente republicanos, como a segurança.
Pesquisas indicam que a experiência e a possibilidade de ser eleito são as principais qualidades que atraem o apoio a Kerry, popular entre quase todos os grupos demográficos – brancos e negros, homens e mulheres, sindicalizados e não-sindicalizados, ricos e trabalhadores, todas as religiões e veteranos de guerra.
As primárias de New Hampshire acaba com a primeira fase da campanha corpo a corpo. Na próxima terça, serão realizadas prévias em sete Estados, onde os candidatos tentarão acumular apoio de um maior número de delegados possível para vencer entre os democratas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.