| hmin
Guerrilheiros detonaram um carro-bomba perto de uma delegacia na cidade iraquiana de Mosul neste sábado, dia 31, deixando pelo menos nove mortos e 44 feridos. Em ataque separado, três soldados norte-americanos, que estavam em um comboio do exército dos Estados Unidos, foram mortos.
Autoridades da polícia e hospitais locais disseram que várias pessoas foram mortas ou feridas na explosão na delegacia. O major Hugh Cate, porta-voz do exército, disse, entretanto, que não houve baixas entre os norte-americanos. Fontes militares informaram ainda que três soldados norte-americanos foram mortos durante um ataque ao comboio em que estavam, entre Kirkuk e Tikrit, cidade natal do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein.
As mortes elevaram para 364 o número de soldados norte-americanos mortos em combate no Iraque desde de o início da guerra, em março do ano passado. Incluindo mortes de pessoas fora de combate, o número sobe para 522. Os ataques aconteceram na noite do feriado muçulmano de Eid al-Adha. Os guerrilheiros têm frequentemente atacado em datas significativas. Um carro-bomba destruiu um restaurante em Bagdá na noite de Reveillón, matando oito e no dia 27 de outubro, primeiro dia do Ramadã, ataques suicidas deixaram pelo menos 35 mortos.
Apesar da violência no Iraque, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, autorizou que uma missão de especialistas vá nos próximos dias ao país avaliar a possibilidade de se realizar eleições até 30 de junho, prazo estipulado pelos Estados Unidos para transferir a soberania do país para os iraquianos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.