| hmin
Os militares norte-americanas estão começando a deixar Bagdá. A maioria dos novos soldados que estão chegando à capital ficará em bases localizadas na periferia, disse um oficial das Forças Armadas dos Estados Unidos nesta segunda, dia 9.
O brigadeiro-general Mark Hertling, comandante-assistente da 1ª Divisão Blindada que deixa o país em breve, disse que a 1ª Divisão de Cavalaria que acaba de chegar ao Iraque, ficará em oito bases localizadas ao redor de Bagdá e em uma no centro. É um contraste com a situação atual. Agora, há 26 bases dos EUA na cidade. No meio do ano passado, havia 60.
Os norte-americanos disseram estar se mudando para a periferia da capital para dar espaço para os policiais e soldados iraquianos treinados nos últimos meses.
– Aqui há um somatório de fatores. Temos a criação dos Corpos de Defesa Civil do Iraque (ICDC) e o aumento do número de policiais disponíveis em Bagdá – disse Hertling.
O brigadeiro-general acrescentou, porém, não haver uma data para a entrega total da capital ao controle dos iraquianos. As oito bases da periferia de Bagdá abrigarão entre 25 mil e 30 mil soldados e serão as únicas ocupadas por militares norte-americanos depois de a 1ª Cavalaria assumir o comando, em 15 de abril, afirmou Hertling.
A unidade terá um raio de ação um pouco maior, englobando Bagdá e seus subúrbios. A 1ª Divisão Blindada estava encarregada de atuar apenas na capital. Além de entregar mais poderes para os iraquianos, os EUA disseram desejar que sua presença não seja um obstáculo a mais no dia-a-dia da congestionada cidade.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.