| 26/02/2004 07h53min
O mais importante clérigo xiita do Iraque declarou nesta quinta, dia 26, que as eleições no país deveriam ocorrer até o final de 2004, dando à administração norte-americana mais tempo para preparar o pleito. O aiatolá Ali al-Sistani havia inicialmente exigido que as eleições ocorressem antes de 30 de junho, quando um governo iraquiano interino deve assumir dos norte-americanos a soberania do país.
A mudança de postura de Sistani segue-se a uma visita ao Iraque neste mês de uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) chefiada por Lakhadar Brahami a fim de avaliar a possibilidade de eleições em breve. A equipe concluiu que levaria ao menos oito meses para organizar todos os detalhes.
– A autoridade religiosa exige garantias claras, como uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, de que as eleições ocorrerão até a data (o final de 2004), para assegurar ao povo iraquiano que elas não serão sujeitas a novos atrasos e demora – afirmou Sistani em uma declaração por escrito.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.