| hmin
Tropas francesas devem partir rumo ao Haiti na noite deste domingo, dia 29, horas após o presidente haitiano ter renunciado e deixado o país, afirmaram autoridades. Cerca de 120 a 140 tropas devem chegar à capital haitiana, Porto Príncipe, na manhã de segunda para ajudarem a devolver a calma ao país após a saída do presidente Jean-Bertrand Aristide.
O gabinete do presidente francês, Jacques Chirac, afirmou que a França está enviado a força de paz ao Haiti em parceria com os Estados Unidos. Enquanto isso, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas convocou uma reunião de emergência neste domingo para aprovar uma resolução que autoriza o envio de uma força multinacional para restaurar a ordem no Haiti.
Um grupo informal de "amigos do Haiti", que inclui Estados Unidos, França, Canadá e vizinhos da nação caribenha, faz parte dos trabalhos sobre a resolução. Além das forças francesas, fuzileiros dos Estados Unidos devem chegar ao Haiti na noite deste domingo. Segundo informações de um representante do Departamento de Defesa norte-americano, o contingente é formado por 500 fuzileiros navais.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.